Qual a origem das celebrações do 4/20?

A origem do simbolismo da expressão "420" remonta a 1971 e é uma demonstração do peso que a comunidade tem em mudar paradigmas.

Em San Rafael, Califórnia, mais especificamente na Escola Secundária San Rafael, um grupo de 5 alunos tropeçou em rumores de que existiria uma plantação de Canábis abandonada nas redondezas.Os "Waldos", nome que deram ao grupo por passarem bastante tempo junto a uma parede (Wall) no exterior da escola, decidiram combinar uma aventura e partir em busca dessa plantação perdida.
O ponto de encontro escolhido foi a estátua de Louis Pasteur (esculpida por Beniamino "Benny" Bufano, a qual ainda hoje pode ser encontrada no pátio da escola) e 4:20PM foi a hora marcada. A este plano deram o nome de "420 Louis".
Encontrar o tesouro perdido não se revelou tarefa fácil para os Waldos e depois de várias tentativas falhadas, a expressão "420 Louis" acabou por ser encurtada para "420" e significar apenas a hora a que o grupo se encontrava para degustar a planta.

20 anos depois, a revista High Times fazia a sua primeira menção ao termo "420", associando a hora 4:20PM e o dia 20/4 (4/20) com o uso e consumo de Canábis, cunhando este termo até aos dias de hoje. Apesar de alguma confusão inicial por parte da revista quanto à origem do termo (ver imagem) rapidamente o grupo inicial veio a publico esclarecer a história por trás das celebrações. 



 
Como é que uma história se espalhou e foi adoptada pela generalidade da comunidade Canábica ? 
Ninguém sabe ao certo mas um dos "Waldos" (Dave Reddix) foi roadie do baixista dos Grateful Dead (Phil Lesh) e aproveitou as tours da banda para espalhar o conceito de 4:20PM, pedindo para que a esta hora fosse socialmente aceitável consumir Canábis.

A mensagem cresceu e espalhou-se por todo o planeta, tornando o dia 20 de Abril um símbolo da luta pelos direitos dos consumidores da planta.


Feliz 4/20!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Somos mais de 150!!!

Como proceder à formação de um Clube Social de Canábis?

A Constituição da República Portuguesa permite a actuação de um Clube Social de Canábis?